Pesquisa de Inteligência Artificial da UFRRJ recebe prêmio na X RAIC e IV RAIDTec 2023

Na recente X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e na IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2023) realizadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), um trabalho inovador sobre inteligência artificial conquistou o prêmio de melhor trabalho na grande área "Ciências Exatas e da Terra". O reconhecimento foi concedido ao estudo intitulado "A Factibilidade dos Large Language Models (LLMs) e o Desafio da Informação Precisa", realizado pelo professor Filipe Braida em colaboração com o aluno de graduação Lucas Menduiña.

Este trabalho notável mergulha nas profundezas dos Modelos de Linguagem Grande (LLMs), como o ChatGPT e o GPT-4, avaliando tanto o potencial revolucionário quanto os desafios éticos e de precisão que acompanham sua implementação. Ao destacar a dualidade dos LLMs — por um lado, a capacidade de reduzir custos na criação de bases de conhecimento e, por outro, o risco de gerar informações enganosas —, a pesquisa aponta para a necessidade crucial de avaliar a confiabilidade dessas tecnologias emergentes.

O trabalho também introduziu o conceito de "LLM-based-retrieval", um método inovador para melhorar a precisão e a relevância das respostas fornecidas por esses sistemas em tarefas de perguntas e respostas, especialmente em contextos delicados como o esporte. Através de uma análise qualitativa comparativa, o estudo demonstrou as limitações do método de "embedding-based-retrieval" (EBR) e como o LLM-based-retrieval pode superar esses desafios, oferecendo uma solução mais eficaz para o dilema da informação precisa.

A premiação reconhece o compromisso do ATISLabs e da equipe da UFRRJ em avançar no campo da inteligência artificial, contribuindo significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação. O reconhecimento no evento reforça a importância da pesquisa interdisciplinar e da colaboração acadêmica na exploração de novas fronteiras na ciência da computação e além.