Professor Filipe Braida e alunos apresentam inovações em IA na RAIC e RAIDTec 2023 da UFRRJ

Durante a X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e a IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2023) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o professor Filipe Braida, junto com três alunos de graduação do curso de Ciência da Computação, destacou-se pela apresentação de projetos pioneiros na área de Inteligência Artificial (IA). Os trabalhos sublinham a relação intrínseca entre IA, desenvolvimento científico-tecnológico e inovação, abrindo novos caminhos para a pesquisa aplicada.

Um dos trabalhos, intitulado "A Factibilidade dos Large Language Models (LLMs) e o Desafio da Informação Precisa", explorou o potencial e os desafios associados aos modelos de linguagem avançados como o ChatGPT e o GPT-4. Lucas Menduiña e Filipe Braida abordaram as vantagens significativas dos LLMs, como a redução de custos e a flexibilidade no processamento de informações, bem como preocupações quanto à produção de conteúdo não factual ou enganoso.

Outro estudo apresentado foi "O Uso do ChatGPT em Ambientes de Conteúdo Sensível", de autoria de Filipe Braida e Érick Azevedo Mendes da Silva. O projeto investigou a aplicabilidade do ChatGPT em contextos que exigem alta confiabilidade das informações, propondo o uso do método LLM based retrieval para garantir respostas precisas e verificadas por especialistas, especialmente no domínio do doping no esporte.

Lucas Wong Almeida e Filipe Braida também contribuíram com "O Uso de Embedding-Based Retrieval no Contexto de Question Answering", focando no uso de embeddings para melhorar a recuperação de informações e a precisão das respostas em sistemas de perguntas e respostas (Q&A). O trabalho destacou a importância de equilibrar precisão e eficiência ao determinar a quantidade ideal de "vizinhos" em consultas complexas.

Essas contribuições demonstram a dedicação contínua do ATISLabs e da equipe de Ciência da Computação da UFRRJ em promover pesquisas interdisciplinares e inovadoras. Os projetos reforçam o compromisso do laboratório em explorar o potencial da IA para resolver problemas reais da sociedade, marcando uma presença significativa na RAIC e RAIDTec 2023.