Rural assina acordo de cooperação com o COB

Na terça-feira, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), formalizou um Acordo de Cooperação com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Este acordo, intitulado “Programa de Educação e Prevenção ao Doping no Esporte Olímpico Brasileiro”, marca o início de uma colaboração destinada a combater o doping no esporte através da inovação e tecnologia.

Sob a coordenação dos professores Filipe Braida e Leandro Alvim, ambos do Departamento de Ciência da Computação do Instituto Multidisciplinar (IM), o projeto visa desenvolver e implementar uma plataforma baseada em Inteligência Artificial. Esta ferramenta inovadora fornecerá aos atletas olímpicos brasileiros informações precisas sobre medicamentos e substâncias que podem levar ao doping, apoiando-os na prevenção e educação sobre este importante assunto.

O reitor da UFRRJ, Roberto Rodrigues, ressaltou a importância deste acordo, enfatizando a sinergia entre os esforços do COB e a expertise acadêmica da universidade. O projeto não só beneficiará o esporte olímpico brasileiro mas também reforçará os pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão, promovendo trabalhos acadêmicos, orientações de mestrado e desenvolvimento contínuo na área.

Este acordo é um compromisso do ATISLabs e da UFRRJ em utilizar a tecnologia para solucionar desafios sociais significativos, pavimentando o caminho para um esporte mais justo e limpo.

Imagens: Gabriel Baron/COB

Fonte: UFRRJ